Uma orientação comum a ser dada no consultório é sobre e a necessidade rastreio de câncer colorretal através de colonoscopia. A recomendação atual é iniciar o rastreamento de forma regular a partir dos 45 anos. As pessoas com expectativa de vida maior que 10 anos devem manter o rastreamento até os 75 anos. Para idade maior de 75 anos a decisão de manutenção de rastreamento deve ser individualizada.
Para os pacientes que já tiveram câncer colorretal e estão curados, a necessidade de manutenção do rastreio deve ser decidida em conjunto com seu médico; e a periodicidade dos exames irá depender do histórico oncológico, síndromes genéticas associadas, certos tipos de pólipos, idade e condições de saúde.
E os familiares de primeiro grau de uma paciente que teve câncer colorretal?
Para esses familiares as vezes a informação não chega de forma muita clara. Pessoas com histórico familiar importante de câncer colorretal, ou com certos tipos de pólipos na colonoscopia, além de fatores como doença inflamatória intestinal, histórico familiar de síndromes hereditárias como síndrome de Lynch ou polipose adenomatosa familiar, todos podem ter risco aumentado para câncer colorretal.
Para essas pessoas as recomendações de rastreamento dependem dos fatores de risco, e podem precisar iniciar exames de rastreio antes dos 45 anos. Em geral, quando se necessita iniciar o rastreio precoce, antecipamos 10 anos da idade habitual, a depender dos fatores de risco envolvidos.
E qual melhor exame? Colonoscopia acaba sendo o exame preferível para realização do rastreio. Além de diagnosticar lesões malignas, ela também é capaz de tratar lesões que apresentam risco de se tornarem malignas com o tempo, como é o caso de alguns pólipos. Desse modo, a colonoscopia é um importante exame de prevenção e de diagnóstico precoce de câncer colorretal.
Sobre a periodicidade do exame, a maioria dessas pessoas precisará repetir o exame a cada 3-5 anos, dependendo do resultado do exame anterior. Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas de acordo com seu histórico.
Previna-se!